Últimas Notícias

Impressora: como escolher qual comprar? Dicas da QPrimeQprime
POSTADO: 11/04/2018

Impressora: como escolher qual comprar? Confira três dicas

Depois de muito tempo sofrendo com sua impressora velha que trava toda hora, engole os papéis e consume muita tinta, você toma a decisão de trocar a máquina. Ótimo! Mas, cuidado. Neste momento é bom ligar o sinal de alerta.

São inúmeros modelos, com diferentes funções e você precisa escolher uma impressora que atenda às suas necessidades, com um preço que caiba no seu bolso. Pra te ajudar nesta missão, a QPrime separou três dicas muito importantes.

1- Analise o motivo da sua compra e responda a estas perguntas:

Você imprime com quê frequência?

Suas impressões costumam ser em preto e branco ou coloridas?

Além de documentos, você imprime fotos?

Você tem um valor definido para a compra?

Tem alguma impressora de referência?

2- Impressora a janto de tinta ou a laser. Qual a mais indicada?

As duas impressoras podem alcançar resultados satisfatórios. Mas é importante ressaltar a diferença entre elas. A impressora a jato de tinta é mais econômica pra imprimir colorido. Ela apresenta um bom rendimento e o cartucho é mais barato, custa, em média, 50 reais. Um único cartucho pode imprimir cerca de 200 páginas. Ou seja, a impressora a tinta é indicada pra quem não tem uma demanda muito grande de impressão. Se a máquina é pra sua casa ou para um pequeno escritório, ela pode ser uma boa opção.

Mas, se você precisa imprimir muitas páginas, a impressora a laser é a mais indicada. Esta máquina costuma ser mais rápida, e ter uma qualidade melhor, tanto para impressões coloridas, quanto em preto e branco. Os toners são mais caros que cartuchos, uma unidade é encontrada no mercado por cerca de 100 reais. Em compensação, o toner dura mais tempo que um cartucho de tinta.

3- Devo escolher uma impressora multifuncional?

Se você precisa de outros serviços, como digitalização de documentos, cópias, ou envio de fax, a impressora multifuncional é a opção certa. Mas se estas necessidades não são frequentes, avalie o custo de uma máquina do tipo. As impressoras multifuncionais custam mais caro, porque oferecem vários serviços em um único equipamento. Se decidir que a escolha vale a pena, não se canse de pesquisar, bater perna e procurar o melhor preço.